Notícias

Os Instrumentos Mais Tocados No Mundo

A música é uma linguagem universal.

Todos nós já passamos pela experiência de escutarmos uma canção e mesmo não entendendo a letra, nos emocionarmos. A melodia agarra-nos numa viagem de emoções.

É este o poder dos instrumentos.

Sejam quais forem ou que tipos de som emitem, dos conhecidos aos escondidos nas tradições dos países.

Quais serão os mais tocados? Que instrumentos terão mais adeptos um pouco por todo mundo?

Este é o top 4.

 

Piano

Sabia que nos Estados Unidos da América, o piano é tocado por 21 milhões de pessoas?

Considerado por muitos o instrumento mais versátil, tanto acompanha outros instrumentos musicais como se pode apresentar sozinho.

O piano encaixa-se em todos os géneros e estilos musicais.

 

Aprender piano para tocar qualquer instrumento musical

Alguns entendidos no ensino da música, defendem que independentemente do instrumento que se pretenda tocar, dever-se-á começar sempre por aprender a tocar piano.

Os especialistas consideram que 6 anos é a melhor idade para começar a tocar piano pois é a idade em que as crianças estão a desenvolver as suas capacidades motoras finas.

Quando procurar pelo seu instrumento musical numa loja como a Ludimusic, preste muita atenção à seção dos pianos.

A prática de tocar piano estimula a coordenação das mãos e entre as mãos e o olhar.

 

Trabalho árduo

Este instrumento musical sendo muito delicado, pode não ser o mais fácil para aprender, e este facto dá-lhe ainda mais valor. Desde as primeiras notas até ao ponto em que a música é melódica, implica sempre alguma dedicação.

 

Guitarra

A guitarra, à semelhança do piano, é um instrumento musical carregado de versatilidade. E tal como o piano, soa tão bem quando tocado em conjunto com outros instrumentos musicais, como numa atuação sozinha.

A popularidade da guitarra destacou-se com o aparecimento de outros géneros musicais como o pop, o rock e o folk.

 

Acústica ou elétrica

A guitarra é de tal maneira versátil que a podemos encontrar em duas versões: a guitarra acústica e a guitarra elétrica.

Os seus formatos diferentes tornam a amplificação do som também diferente. A elétrica necessita de um amplificador para que o som seja projetado, enquanto a amplificação do som da acústica vem da caixa de ressonância.

O som de cada uma delas muito diferente. Até os géneros musicais nos quais são utilizadas são distintos.

A guitarra elétrica é mais usada na música pop, rock, metal, punk, e outros estilos. No folk e na música country, a rainha é a acústica.

 

Violino

Sabia que numa orquestra, a nível hierárquico, o primeiro violinista ocupa o segundo lugar, logo atrás do maestro? Por isso, muito respeitinho pelo violino.

Este instrumento musical, que encontrará na categoria dos clássicos na Ludimusic, esteve sempre associado à música clássica, porém ao longo dos tempos, o violino tem sido presença assídua noutros géneros musicais. O seu som enquadra-se facilmente com outras sonoridades.

 

4 cordas e 1 arco

O violino é um instrumento prolífero e altamente reconhecível. As suas 4 cordas e o arco que permite que o som se projete estão disponíveis em vários tamanhos. Ou seja, facilmente encontrará um violino com o tamanho indicado para a sua estrutura.

Tal como verificámos com os instrumentos musicais anteriores, também o violino é altamente recomendado a partir dos 6 anos.

 

Bateria

Este instrumento musical traz consigo uma questão muito pertinente: quem quer morar com alguém que toca bateria?

A primeira reação será apreensiva, mas a verdade é que no final das contas compensará e muito.

A bateria sendo um instrumento de percussão ganha um enorme destaque nas bandas de rock com os seus solos, mas é um instrumento usado em todos os estilos pois a sua presença é crucial para a marcação rítmica da música.

É esta capacidade de adaptação que torna a bateria num dos instrumentos musicais mais desejado e tocado no mundo.

 

Não é barulho, é música

Depois de se aprender e de muitos ensaios, o baterista desenvolve uma disciplina musical. A partir deste momento deixará de estar a bater com a baquetas e aprenderá a criar ritmos baseados na melodia e secção rítmica dos outros instrumentos.

Se entrar numa loja de música, rapidamente aperceber-se-á que existem vários tipos de bateria. Das mais pequenas às maiores, com tarolas de madeira, de aço ou de latão, e ainda das acústicas às digitais.

Estas últimas permitem tocar com a mesma força, mas o som é controlado através de amplificadores.

Claro que uma bateria elétrica também faz barulho ao ser tocada, mas será muito inferior ao volume a que uma bateria acústica obriga.