Notícias

Como melhorar a produtividade do seu trabalho num espaço de cowork?

A utilização de espaços de coworking é uma nova forma de organização do espaço empresarial. É um novo modelo de trabalho onde empresas de todos os ramos de atividade, independentemente da sua dimensão, bem como trabalhadores por conta própria (Freelancers), têm a oportunidade de rentabilizar o seu negócio poupando na infraestrutura.

Ao alugar um espaço de cowork, os seus utilizadores podem usufruir de um espaço físico e com um ambiente verdadeiramente empresarial por um valor bastante mais competitivo do que se estivessem de investir num imóvel para sediar uma única empresa.

Uma das vantagens destes espaços é, justamente, poder concentrar no mesmo lugar vários negócios, várias empresas, eventos de várias áreas de negócio e vários contactos, promovendo assim a multidisciplinariedade deste ambiente empresarial e a otimização do networking das empresas e dos trabalhadores que frequentam estes espaços.

 

Vantagens de Espaços de Cowork

De uma forma geral, o custo suportado por uma empresa referente à sua infraestrutura deve rondar os 20% do valor total das suas despesas fixas. A somar a este facto temos as despesas dessas mesmas empresas para manter o seu ambiente e dinâmica empresariais.

Em circunstâncias normais, este esforço é feito por uma equipa de colaboradores cuja atividade profissional não passa pela participação no produto final da empresa, que é a sua verdadeira fonte de lucro.

Assim, como numa empresa tradicional, também num espaço de cowork o ambiente deve ser adequado e influenciar positivamente os seus utilizadores. Desta forma, existem uma série de aspetos a ter em conta no que diz respeito à otimização destes espaços proporcionado vantagens de trabalhar em espaços de cowork.


Dicas de Como Tornar Estes Espaços Mais Produtivos

Escolha Bem o Local
Em primeiro lugar, se é um iniciante na utilização destes espaços, não se deve conformar com o primeiro exemplo que lhe surgir. O facto de morar perto não significa que esse seja o espaço indicado para si.

Existem vários espaços de cowork em Lisboa, por exemplo. Nunca se sabe onde estão concentradas as empresas cujo contacto pode ser mais benéfico para o seu negócio. Há que fazer uma procura por várias opções e escolher a mais indicada.

Mantenha o Espaço Organizado
Outra questão a ter em conta prende-se com a organização do espaço. Os espaços de cowork são conhecidos por terem um ambiente bastante mais descontraído do que as empresas ditas convencionais.
No entanto, ainda que esse ambiente seja demasiado descontraído, não deixe que isso afete a forma como gosta e costuma ter o seu espaço organizado e limpo.

Otimize o seu espaço, verifique se tem todo o material e equipamentos disponíveis e operacionais e se o seu espaço se encontra devidamente limpo e arrumado. Isso certamente melhorará tanto o seu desempenho, como o desempenho e o bem-estar geral de todo o espaço.

Reduzir Ruído
Um outro aspeto a ter em conta quando optamos por um espaço desta natureza prende-se com o ruído. Uma vez que estes espaços podem ser utilizados por vários trabalhadores de várias empresas, por vezes o barulho que se instala pode dificultar a sua concentração. Se for esse o caso, opção mais indicada pode passar pela utilização de fones. Se a música o incomoda, experimente utilizá-los apenas como supressores de ruído.

Planeamento
Outro fator que pode influenciar a sua produtividade quando utiliza um espaço de cowork tem a ver com o planeamento. Em todos os contextos profissionais um bom planeamento é sempre uma prática a ter em conta.

Num ambiente deste género, essa prática torna-se ainda mais importante e pode fazer a diferença no que diz respeito aos seus níveis de produtividade.

Ao contrário do que se passa na maioria das empresas convencionais, num espaço de cowork o utilizador faz a sua própria gestão do tempo. Atualmente, existem inúmeras ferramentas digitais, como aplicações e serviços de email, que o ajudam a planear o seu horário de trabalho e a definir prioridades.

Iluminação
A iluminação do espaço é algo que pode ser facilmente descorado pelo utilizador destes espaços. Este deve mantê-lo sempre iluminado de uma forma equilibrada, ou seja, o espaço não deve estar tão escuro que conduza a um esforço superior dos seus olhos durante a utilização do seu computador, nem demasiado iluminado que façam com que a visão esteja permanentemente adaptada a um nível de claridade que não é habitual.

Ergonomia
Por último, mas não menos importante, devemos ter em consideração a questão da ergonomia, ou seja, a adaptação do seu corpo e postura ao seu local de trabalho. Para isso, é aconselhável verificar que tudo se encontra harmoniosamente disposto.

A altura da cadeira em que nos sentamos, da mesa sobre a qual trabalhamos, a distância a que se encontram os materiais e os equipamentos que mais utilizamos.
Tudo deve estar disposto de uma forma prática. A nossa produtividade irá certamente depender da ergonomia do nosso espaço, que pode evitar futuros problemas físicos que possam pôr em causa a nossa atividade.