Notícias

E por aí, já se celebra o Halloween?

Hoje em dia é muito usual vermos o Halloween ser celebrado um pouco por todo o mundo, aliás, até cá em Portugal, (e apesar de esta não ser uma tradição nacional), muitas pessoas tem adotado esta celebração

O primeiro registo que se tem conhecimento sobre o Halloween data de 1745 e é uma contração do termo escocês All Hallows’Eve, ou seja véspera de todos os santos.

O Halloween foi criado, como uma celebração para lembrar os mortos, e acredita-se que, muitas das tradições que hoje conhecemos tiveram a sua origem num antigo festival celta da colheita. Contudo, algumas pessoas defendem que o Halloween, não teve uma origem pagã, mas tem, sim, raízes cristãs.

Para dizer a verdade, o Halloween só se popularizou em grande escala graças aos Estado Unidos, e tudo começou quando os emigrantes irlandeses levaram com eles a tradição de celebrar a data.

Também a famosa Jack O’Lantern, um dos principais símbolos da data, surgiu de uma lenda irlandesa que acompanha Stingy Jack (Jack Avarento, em português), um homem, proibido de entrar no céu e no inferno! Segundo a lenda, que ainda hoje ele vaga pela noite apenas com um carvão em chamas dentro de um nabo esculpido para iluminar o seu caminho. Claro que, entretanto, o nabo foi substituído pela abóbora esculpida que hoje conhecemos como Jack O’Lantern.

E por falar em abóboras esculpidas, sabias que a escultura de abóbora mais rápida foi feita em apenas 16,47 segundos?

O Halloween é também, um dos feriados mais celebrados nos Estados Unidos, perdendo apenas para o natal. Com isto quero apenas dizer que em média são gastos 2,8 biliões de dólares em doces. Ou seja, com esse dinheiro seria possível comprar cerca de 6 navios do Titanic.

Claro que, não sendo uma tradição tipicamente portuguesa, é normal que muitas pessoas não tenham interesse em conhecer estas curiosidades, de qualquer forma, em Portugal, esta data é cada vez mais celebrada e como tal, nada como compreender melhor as tradições que celebramos.