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Negócio Online: passo a passo para poder criar o seu

Poder-se-ia pensar que o boom do comércio eletrónico durante os anos de pandemia seria algo passageiro e que, voltando à “normalidade”, empresários e consumidores deixariam este canal de venda e voltassem em massa ao retalho tradicional.

Se é verdade que os indicadores sobre a faturação dos negócios tradicionais indicam o regresso aos valores pré-pandémicos, a verdade é que isto não significou que os consumidores tivessem colocado de lado o comércio online, bem pelo contrário.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), no início deste ano, a taxa de utilização do e-commerce era 5,2% superior ao verificado em 2020.

Lê-se ainda que, em 2021, 40,4% das pessoas dos 16 aos 74 anos de idade realizaram compras através da internet -uma percentagem que dispara “consideravelmente” para os 51,6% se for tida “em consideração os 12 meses anteriores à entrevista”, o que vem comprovar que o comércio online está cada vez mais enraizado nos hábitos de compra dos portugueses e que veio para ficar.

Se, do lado dos consumidores a ideia de comprar online já faz parte dos seus hábitos quotidianos, do lado das empresas basta atentar nos números de um relatório da multinacional Salesforce que nos dizem que a pandemia levou “94% das empresas de pequena e média dimensão a passar uma parte do seu negócio para o online” para se perceber que os dois lados de uma transação comercial (negócios e consumidores) estão alinhados.

 

Passos a dar para criar um Negócio Online

Os benefícios de um negócio puramente online ou com uma secção online são enormes, mas primeiro há que criar um.

Se quer apanhar esta vaga de transformação digital, mas não sabe como, pegue no bloco de notas e comece a apontar o que fazer para abrir um negócio online de sucesso!

1º Passo: Vá ao encontro das necessidades dos clientes e avalie a concorrência

Encontre o seu nicho de negócio e procure satisfazer as necessidades dos potenciais clientes com uma oferta de produtos que acrescente valor.

Encontrado o produto ou serviço que melhor serve a faturação do negócio e as necessidades dos clientes, faça um estudo de mercado para perceber qual a sua concorrência e o que ela oferece, para poder comunicar as vantagens daquilo que vende da melhor forma porque lembre-se, a comunicação é uma parte importantíssima de qualquer negócio online de sucesso.

2º Passo: Escolha a plataforma e, caso se justifique, registe o seu domínio

O canal de venda online é diversificado e oferece várias plataformas de venda. Por exemplo, se pretende um e-commerce mais profissional pondere criar um website de raiz e registar esse domínio.

Esta operação de criar um website de raiz e registá-lo tem custos e demora algum tempo, mas se não quiser ter este tipo de preocupações poderá optar por vender sem site, isto é, aproveitar as plataformas pré-formatadas e prontas a usar dos marketplaces das redes sociais.

Quer opte por uma loja online profissional, quer opte por vender sem site, há um detalhe a que deverá estar muito atento: os pagamentos online.

3º Passo: Disponibilizar meios de pagamento online adequados à estrutura do negócio e às necessidades dos clientes

Quem vende quer, obviamente, receber o fruto das transações que faz e quem compra deseja que, na altura de pagar, a transação seja o mais simples possível.

No mundo online isto é ainda mais importante, uma vez que o atrito no checkout (finalização de compra com o pagamento) é uma das razões por vendas frustradas e o consequente abandono do carrinho de compras por parte do cliente.

Por isso, no ato de criação de um negócio online procure capacitá-lo com meios de pagamento online adequados à estrutura do seu e-commerce e às necessidades dos clientes.

Por exemplo, a REDUNIQ, marca da UNICRE especialista no desenvolvimento de soluções de pagamento, oferece a quem está a preparar-se para entrar no comércio online duas soluções de pagamentos online: o REDUNIQ E-Commerce e o REDUNIQ@Payments, que se adaptam não só à natureza do seu negócio, como também àquilo que os clientes esperam encontrar quando compram online.

De uma forma sintética, o REDUNIQ E-Commerce permite à sua loja online receber pagamentos e-commerce com cartões de débito e crédito, Visa e Mastercard, por referência Multibanco e MB WAY, sem custos de adesão nem mensalidades.

Já o gateway de pagamentos online REDUNIQ@Payments, criado a pensar nos negócios que vendam quem online sem site (através das redes sociais ou de marketplaces), é a solução chave na mão que lhe vai permitir receber pagamentos online por link através de e-mail, SMS e WhatsApp, por referência Multibanco, MB WAY e com cartões, Visa e Mastercard, sem ter que se preocupar com custos de adesão, custos fixos, mensalidades ou integração.

4º Passo: Trabalhe o Marketing de Conteúdo, invista em campanhas de Email Marketing e otimize a sua presença e comunicação nas Redes Sociais

Como referimos, a comunicação é um dos aspetos mais importantes no comércio eletrónico dada a enorme concorrência existente e à maior dificuldade em que fidelizar clientes.

Por isso, invista no Marketing Digital, trabalhe o SEO (Search Engine Optimization) e promova conteúdo útil para as pessoas.

Após criar conteúdo relevante para o seu público-alvo, é necessário fazê-lo chegar ao seu destinatário da forma mais eficaz possível.

O Email Marketing e, acima de tudo, a presença ativa do seu negócio nas Redes Sociais são excelentes formas de o fazer. Neste último caso, o ideal é publicar conteúdo com que o seu público-alvo se possa identificar.

5º Passo: Entregas ao domicílio

Por último, e não menos importante, deve prestar uma atenção especial às entregas ao domicílio.

Pode recorrer aos CTT ou, em alternativa, entregar os produtos que os clientes adquiriram através do seu website ou marketplace diretamente no domicílio. Pode ainda, de forma a cativar a atenção dos potenciais clientes e ganhar vantagem sobre a concorrência, oferecer entregas gratuitas.