As 10 Melhores Ruas Para Caminhar em Paris
Conhecida em todo o mundo como A Cidade das Luzes, Paris é um dos destinos turísticos mais movimentados do planeta por vários motivos. É historicamente considerada um dos principais centros culturais da Europa, é a cidade onde podemos encontrar monumentos tão icónicos como a Torre Eiffel, e é um símbolo internacional de charme, amor, e cultura.
Paris é definitivamente uma cidade com muito para ver e experienciar. Contudo, um dos principais motivos pelos quais a capital francesa é uma cidade tão única concerne as suas fascinantes ruas.
Na Cidade das Luzes, existem mais de seis mil ruas, avenidas, praças e pracetas para descobrir, e cada uma delas tem os seus próprios encantos e oculta os seus próprios segredos. Mas quais são as melhores ruas para caminhar em Paris?
Caminhar em Paris: Cuidados Essenciais
Antes de vermos quais são as 10 melhores ruas de Paris, é importante reter alguns dos cuidados essenciais que devemos ter para explorar qualquer cidade europeia a pé:
- Utilizar calçado confortável.
- Fazer pausas para descansar e desfrutar da paisagem.
- Evitar áreas desconhecidas durante a noite.
- Transportar água e, se possível, um pouco de comida consigo.
- Levar roupa quente e/ou guarda-chuva em caso de mau tempo.
- Caminhar com um GPS ou mapa da cidade.
- Escolher antecipadamente um ou dois pontos a visitar.
Além destes cuidados essenciais, é fundamental deixar as suas malas num lugar seguro para explorar Paris a pé à vontade. Caso não consiga deixar a sua bagagem no hotel ou precise de um depósito temporário para uma mochila ou bicicleta (por exemplo), considere os pontos de depósito de bagagem Bounce em Paris.
Já anotou tudo o que precisa de fazer para conhecer Paris da maneira mais segura e confortável? Então resta explorar as 10 melhores ruas para caminhar na cidade:
1. Avenida Champs-Élysées
A Avenida Champs-Élysées é a rua mais famosa de Paris, o que é o mesmo que dizer que é uma das ruas mais famosas do mundo. Nesta longa avenida, sempre repleta de turistas e comerciantes, pode ver monumentos tão obrigatórios como o Arco do Triunfo e passar por lojas francesas tão icónicas como a Louis Vuitton ou a Guerlain.
Sempre uma boa escolha para uma caminhada, a Avenida Champs-Élysées também é uma das melhores ruas de Paris para explorar durante a noite, já que existem muitos bares e cabarets para conhecer na avenida.
2. Avenida Montaigne
Juntamente com o turismo, a economia francesa depende em grande medida das suas marcas de luxo, reconhecidas internacionalmente. Tal como a Avenida Champs-Élysées (aliás, mais ainda), a Avenida Montaigne é ideal para turistas que desejem fazer compras nas melhores butiques de Paris. A seleção de Montaigne? Chanel, Dior, Fendi, e Louis Vuitton (só para ficar com uma ideia)!
Compras aparte, a Avenida Montaigne é um local ideal para ficar a conhecer a verdadeira Paris, já que é habitualmente sossegada, frequentada por locais, e pouco turística.
3. Rua Saint-Dominique
A Rua Saint-Dominique é uma das várias ruas de Paris a partir de onde é possível ver a Torre Eiffel. Além disso, conta com alguns dos bares, butiques, e restaurantes mais charmosos da cidade, dos quais apenas uma pequena percentagem se qualifica como tourist trap (apesar dos preços inflacionados, claro).
Naturalmente, é perfeita para uma caminhada pós-Torre Eiffel, especialmente durante a hora do almoço ou jantar.
4. Avenida Victor Hugo
Paris é a Cidade das Luzes e do amor, mas também dos intelectuais. Se é o tipo de turista que quer conhecer Paris devido à sua ligação com a filosofia ou a literatura, aproveite para caminhar de livro na mão pela belíssima Avenida Victor Hugo.
Nesta rua, pode encontrar uma estátua do escritor Victor Hugo, principalmente conhecido pelo épico “Les Misérables,” entretanto convertido num filme musical.
5. Rua do Rivoli
Aquilo que faz com que a Rua do Rivoli seja tão apropriada para uma caminhada de lazer é a presença constante do Rio Sena. O principal rio de Paris corre paralelo à Rua do Rivoli, que por esse e outros motivos é uma das ruas onde os habitantes de Paris mais gostam de conviver com amigos, apanhar sol, ou fazer piqueniques.
Se passar pela Rua do Rivoli, tem naturalmente que fazer uma paragem no Jardim des Tuileries.
6. Rua Saint-Rustique
Farto de ruas espaçosas e avenidas intermináveis? Então tem mesmo que passar pela pequena e discreta Rua Saint-Rustique, uma rua de estilo medieval bem no centro de Paris. Localizada entre dois cafés icónicos da Cidade das Luzes—o La Bonne Franquette e o Le Consulate—a Rua Saint-Rustique preservou todo o charme da “Velha Paris.”
7. Rua Oberkampf
A Rua Oberkampf é uma rua bonita, à semelhança da maioria das ruas históricas de Paris. Contudo, é principalmente interessante devido à sua movida noturna, e não particularmente à beleza da paisagem!
Uma rua ideal para ficar a conhecer à noite, a Rua Oberkampf está repleta de restaurantes em voga e habitualmente frequentada por muitos jovens, desde estudantes universitários até hipsters locais.
8. Rua de Francs-Bourgeois
A Rua de Francs-Bourgeois é um dos estandartes do bairro de Marais, principalmente conhecida pela presença do Hotel Carnavalet. Agora um museu, este “hotel” foi durante o Século XVII uma das mansões mais luxuosas da Cidade das Luzes.
9. Rua Vieille du Temple
Já lhe falámos de algumas das melhores ruas de Paris para conhecer à noite (Champs-Élysées e Oberkampf), mas qual é a melhor rua parisiense para dar uma caminhada matutina?
A única escolha possível é a Rua Vieille du Temple, um dos poucos lugares em Marais onde é possível fugir das multidões de turistas para desfrutar de um café e croissant num dos vários bistros disponíveis.
10. Rua Montorgueil
Se não gostar dos bistros em oferta na Rua Vieille du Temple, aproveite as ofertas gastronómicas da Rua Montorgueil, uma espécie de mercado parisiense a céu aberto. O único senão? Vai ser praticamente impossível explorar esta rua icónica sem ter de lidar com centenas de outros turistas curiosos. Mesmo assim, vale mesmo muito a pena!