Candeeiros

5 dicas para reduzir o consumo de plástico

A reciclagem é algo cada vez mais falado, e algo que cada vez mais deve ser tido em consideração quando o assunto é cuidar do nosso planeta.

Nos dias que correm, o plástico é talvez um dos piores inimigos daqueles que procuram proteger o ambiente. Desta forma, e para que todos possam ajudar à sua maneira, hoje falamos de algumas dicas simples que quando colocadas em prática, podem ajudar a reduzir o consumo de plástico.1. Sacos reutilizáveis
Andar sempre com um daqueles sacos reutilizáveis na carteira ou na mala do carro, vai evitar que se compre um saco descartável sempre que se vai às compras. Por exemplo, se fizerem compras todos os dias, nem que seja, por exemplo, um saco para o pão, e se a pessoa recorrer ao saco reutilizável, são sete sacos de plástico que no espaço de uma semana não vão ser deitados fora, e que vão contribuir para a poluição do nosso ambiente.

2. Outras embalagens
Sempre que possível, o plástico deve ser reciclado, contudo, isso nem sempre é possível, como tal, e para evitar que este plástico que não pode ser reciclado vá para as lixeiras, é necessário apostar em embalagens que não sejam de plástico, como, por exemplo, embalagens de vidro, cartão ou alumínio.

3. Excluir as palinhas
Hoje em dia já é normal que os cafés, restaurantes e bares optem por palhinhas de papel. Esta é sem dúvida uma boa política que deve ser apoiada também por nós nos nossos consumos caseiros.

4. Água engarrafada
Hoje em dia, em quase todos os locais, a água da torneira é potável e pode ser consumida. Mesmo que existam dúvidas podem sempre adquirir um filtro de água. Este gesto simples, ajuda a reduzir o uso de plásticos, além de que vai garantir uma grande poupança ao final do mês.

5. Compras a granel
Sempre que possível, optem por comprar alimentos a granel, isto porque quando se fala em alimentos embalados falamos de uma abundância de embalagens plásticas usadas para a sua venda.

Estas são apenas alguns das várias dicas que se podem encontrar pela internet, o ideal é conhecer todas as alternativas e adaptarem aquelas que se enquadram melhor na vossa rotina.